terça-feira, 8 de abril de 2008

FLEX LINHAS AÉREAS -- Texto do Comissário Aposentado Varig Bolognese

FLEX

Foi bonita a festa pá.........fiquei contente!

Assistir a decolagem da nova velha Varig agora denominada Flex, enche de esperança todos os que viveram a triste destruição da maior e melhor empresa de aviação que o Brasil já teve. Essa empresa, a Flex, vir a crescer e ser bem sucedida vai depender de seus funcionários e dirigentes estarem à altura de seus sonhos e dos sonhos daqueles que hoje amargam o esquecimento e a indiferença, mas que junto com muitos dos novos "flexianos" de agora, construíram o que se afirma ser a herança ou legado que animará e dará substância ao projeto da Flex.

Nós que fomos tragados no turbilhão da venda/entrega da Varig verdadeira, desejamos que a Flex cresça, se torne uma empresa competitiva, empregue muitos trabalhadores e sobretudo nunca seja tomada de assalto pelos abutres que de dentro e de fora, destruíram a nossa Varig. Que ela preserve o tipo de relação amistosa e responsável entre dirigentes, funcionários e usuários prevalecente na Varig por muitas décadas fazendo-a respeitada no mundo todo, até que surgissem as aves de rapina.

O que sobrou na festa da Flex, e feriu muito a quem não estava lá, foram declarações como as do Dr. Ayoub. Dizer que a recuperação foi um sucesso, sem dizer sequer uma palavra sobre as vítimas dessa "recuperação", que ele melhor que ninguém sabe que existem, foi uma grande descortesia para com os que hoje penam para sobreviver após meses e meses de trabalho sem pagamento, atingidos pela aplicação de uma "lei" que permite que direitos trabalhistas, ainda que inscritos na constituição do país, sejam ignorados.

Ninguém lembrou por exemplo, e nem iriam empanar com isto o brilho da festa, que o voto do interventor do Aerus, um funcionário do governo, no leilão que acabou criando duas Varigs, uma delas agora a Flex, nos jogou a nós participantes e aposentados do Aerus, na loteria da "Defasagem Tarifária". Aliás, com relação a esse tema, ainda pior foi a fala do Sr. Luiz Marinho, ministro da Previdência, quando disse " que a decisão do Supremo tem de sair pelo sim ou pelo não, pelo bem ou pelo mal,..... tornar-se uma página virada".

Que se torne uma página virada, é o desejo de todos nós, obrigados a assumir os prejuízos sem poder participar das decisões que levaram a tudo o que nos dificulta hoje a sobrevivência. Mas é necessário lembrar ao ilustre ministro que a solução "pelo bem" é a única possível, pois trata da devolução de direitos legítimos de trabalhadores e não mero favor ou benesse indevida. "Pelo mal" nunca será uma opção em se tratando de direitos indiscutíveis.

Nos ignorar, ou mostrar desconforto à menção de nossos interesses, num evento que tem muito a ver conosco, verdadeiros e sempre variguianos, remete às práticas do velho e podre stalinismo quando alguém caia em desgraça na patota do Kremlin e era apagado dos retratos oficiais do partido.

Nós variguianos não aceitamos ser apagados. Desejamos sucesso à empresa Flex e aos colegas que lá estão, mas não queremos continuar a levar Flex-adas nas costas............

JC Bolognese

Aposentado VARIG/AERUS

Nenhum comentário: